O que é Comunicação Não Violenta? Quais os benefícios que ela traz?
- Regis Pilati
- 17 de out. de 2023
- 2 min de leitura

Estudo e pratico a Comunicação Não Violenta (CNV) há cerca de 5 anos. Conheci e me apaixonei pela abordagem criada pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg (1934-2015) e, desde estão, ela tem sido um dos pilares do meus atendimentos, tanto online quanto presencial.
A CNV pretende colaborar para que todos nós possamos desenvolver a compaixão e a empatia, visando a melhoria de nossa comunicação, seja verbal ou não verbal.
Ela ajuda a identificar em nosso comportamento do dia a dia os sentimentos e necessidades que não foram atendidos em uma determinada situação, ou seja, nos mostra a importância de nos colocarmos no lugar do outro, nos dando a oportunidade de entender as possíveis razões para as atitudes que não gostamos e não aprovamos.
Os quatro componentes da Comunicação Não Violenta
Marshall deixou-nos quatro componentes para praticarmos e sermos pessoas de CNV:
Observação
Aqui, deve ser levado em conta o contexto em que a situação está acontecendo. A CNV busca a consciência do indivíduo de separar a observação da avaliação, aumentando a possibilidade de que o outro ouça a mensagem que realmente deseja ser transmitida. Ou seja, é o processo de observar a situação sem julgá-la.
Sentimento
O segundo processo da CNV é o sentimento. O maior desafio é ter consciência da emoção que está sendo transmitida naquele momento. É preciso permitir-se olhar de forma clara e assertiva para todos os nossos sentimentos e perceber quais deles estão sendo sentidos no momento.
Necessidade
A necessidade está ligada ao sentimento, pois por trás de todo sentimento existe uma necessidade e por trás de toda necessidade existe um sentimento, ou seja, alguma necessidade que não foi atendida.
Pedido
É fundamental expressar o que estamos pedindo de forma clara, positiva e consciente, garantindo assim que a mensagem enviada seja a mesma recebida.
Conclusão
Em conclusão, a CNV emerge como uma ferramenta valiosa para aprimorar nossas interações e relações interpessoais. Ao aplicar os quatro componentes - Observação, Sentimento, Necessidade e Pedido - podemos não apenas comunicar nossas emoções e necessidades de forma mais eficaz, mas também promover a empatia e a compreensão nas conversas cotidianas.
Com a CNV, temos a oportunidade de criar conexões mais profundas e contribuir para um mundo onde a compaixão e a empatia são valores centrais em nossas interações humanas.
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